CAPITAL
HUMANO

INVESTIMENTO EM NOSSO FUTURO

Para aprimoramento dos processos e entrega de produtos e serviços com qualidade, todos os anos o Sicoob SC/RS investe em capacitação e educação para os nossos empregados, ao mesmo tempo em que avalia as suas habilidades e competências profissionais.

Para o Sicoob, investir em capital humano é dar sustentabilidade aos negócios, pois quanto mais conhecimento e retenção de talentos, maior a nossa produção de valor econômico.

GRI 103-2

Neste cenário, assegurar os direitos humanos e trabalhistas faz parte das nossas atividades cotidianas. Por isso, o Sicoob SC/RS prioriza a melhoria constante no clima organizacional da empresa, dando atenção também à motivação dos empregados.

GRI 412-1

Para tornar o quadro de profissionais mais diverso e inclusivo, o processo de recrutamento é amplo e imparcial, considerando as habilidades de qualquer profissional acima de suas escolhas pessoais ou características. Sendo assim, em 2021 não tivemos operações submetidas aos impactos sobre direitos humanos.

GRI 202-1

Além disso, ao ingressar no Sicoob, o novo profissional é remunerado com salário superior ao mínimo local. Em 2021, 3,68% do total de empregados receberam o menor salário pago pelas cooperativas singulares, sendo este valor 31,8% acima do salário-mínimo local.

GRI 102-8

Com o crescimento das demandas, investimos também na ampliação do quadro funcional em 2021, com aumento de 14,94%, totalizando 7.295 empregados.

GRI 103-2

Para manter as equipes afinadas com o trabalho, nossas capacitações são realizadas através da Escola de Dirigentes e Executivos (Edex), Sicoob Universidade e treinamentos internos realizados pela própria cooperativa.

GRI 404-1; GRI 404-3

O total de treinamentos realizados por nossos 7.295 empregados em 2021, somou 780.725 horas, representando um aumento percentual de 43% comparado a 2020. Ao observamos este resultado por gênero, temos:

Como forma de medir o grau de contribuição e envolvimento dos empregados nos objetivos do Sicoob SC/RS, parte das cooperativas singulares realizam, anualmente, a avaliação de desempenho. Esta ferramenta permite analisar os profissionais que fazem parte do Sistema com equidade e foco em qualidade.

Com a avaliação, é possível identificar os gaps (atrasos, descompassos) de competências percebidos pelos gestores no desempenho dos empregados e, com base nisso, elaborar um plano de desenvolvimento individual para cada um deles, com o objetivo de capacitá-los. Além disso, é possível identificar quais competências precisam ser desenvolvidas na organização e criar estratégias para isso.

Investir nas pessoas impulsiona a empresa para o sucesso, pois potencializa a dedicação delas na execução das atividades. Esse processo de transformação reflete tanto nos níveis de produtividade e qualidade, quanto na própria capacidade inovadora da organização.

Além disso, é essencial investir nos profissionais tomadores de decisão dentro do Sicoob: em 2021, os 38 presidentes das cooperativas do Sicoob SC/RS receberam a certificação de Dirigentes do Sicoob, na modalidade Exame e Experiência/Qualificação Comprovada na categoria Conselheiro de Administração.